A multinacional UB decidiu retirar do mercado as bolachas Proalimentar Fruit&Form «Frutos do Bosque» e «Maçã e Canela» por poderem conter peças metálicas, disse à Lusa fonte da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
Num anúncio hoje publicado na imprensa, a UB anuncia como «medida preventiva» a recolha de três lotes da Proalimentar Fruit&Form, por poderem não estar em conformidade com os padrões de qualidade, mas sem especificar o que estava em causa.
O porta-voz da ASAE, Manuel Lage, considerou que o comunicado da empresa é «pouco preciso», pelo que será feito um novo aviso aos consumidores.
As bolachas poderão conter peças metálicas de aço inoxidável com 0,2 milímetros de espessura e 10 a 70 milímetros de comprimento, segundo as informações que foram transmitidas pela multinacional à ASAE.
Num comunicado enviado à Agência Lusa, a UB esclareceu que a contaminação terá tido origem num lote de farinha de arroz.
Trata-se de «fio de arame metálico encontrado num lote de farinha de arroz», proveniente de uma ruptura de um peneiro metálico do fornecedor.
A empresa acrescenta que «a probabilidade de existir uma bolacha afectada é de uma em cada 1,5 milhões» e que a probabilidade de risco sério para a saúde é 0,1 a 0,2 por cento, caso se verifique a ingestão do produto afectado.
As bolachas Fruit&Form Frutos do Bosque e Maçã e Canela foram lançadas recentemente no mercado português, tendo sido produzidas cerca de 35 mil unidades, adiantou o porta-voz da ASAE.
«A empresa estimou que a possibilidade da presença de partículas metálicas nas bolachas à venda em Portugal é de 4 por cento», disse Manuel Lage.
A UB já começou a recolher o produto junto dos seus clientes e calcula que deverão estar ainda à venda 3.250 pacotes de bolacha.
No anúncio hoje publicado, a UB disponibiliza uma linha de contacto para o consumidor (800206131) e pede aos consumidores que enviem os produtos para o Apartado 40, 2726-901, Mem Martins, garantindo o reembolso.
quarta-feira, julho 12, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário