Barack Obama tomou na quarta-feira a decisão extraordinária de prestar de novo o juramento presidencial que fizera na cerimónia de investidura, por ter hesitado no primeiro, anunciou a Casa Branca.
Obama pronunciou as palavras solenes na Sala dos Mapas da Casa Branca diante de um pequeno grupo de personalidades, em contraste com os cerca de dois milhões de pessoas que acompanharam presencialmente a primeira cerimónia, para além do mundo inteiro através da televisão.
O juramento de terça-feira não correu como previsto, porque o presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, trocou a ordem das palavras do juramento, induzindo assim Obama em erro.
A Casa Branca entende que o primeiro juramento é válido e vinculativo, segundo o responsável pelos assuntos jurídicos, Grega Craig.
"No entanto, o juramento está inscrito na Constituição", argumentou Craig. "Por mera precaução, já que uma palavra estava deslocada, o presidente do Supremo Tribunal procedeu à prestação do juramento pela segunda vez."
"Decidimos recomeçar porque foi divertido", brincou Obama, sentado num canapé, enquanto aguardava a repetição da cerimónia.
"Está pronto para prestar o juramento?", perguntou o juiz-conselheiro Roberts, envergando a sua beca preta.
"Estou pronto, vamos fazê-lo lentamente", respondeu Obama, no mesmo tom divertido.
A cerimónia durou menos de trinta segundos.
quinta-feira, janeiro 22, 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
"envergando a sua beca preta".
acho q estas palavras foram escolhidas a dedo... já tão a dar tanga ao preto. se martin luther king fosse vivo, nada disto acontecia
Enviar um comentário