" Perante o pânico generalizado de a gripe das aves se transformar em epidemia, os americanos apareceram com um medicamento supostamente mágico para ser tomado como preventivo (o que quer dizer sempre) chamado Tamiflu. Na realidade, trata-se de uma droga assaz manhosa, que só alivia alguns dos sintomas da gripe comum e cujo uso, mesmo para estas gripes, é bastante discutido pela comunidade científica. Mas adiante, porque claro que quem só pensa em ganhar dinheiro não tem qualquer pejo de jogar à batota.
A comercialização do Tamiflu em todo o mundo pertence aos laboratórios Roche. Mas inicialmente a patente do medicamento não era deles. Foi comprada em 1996 à firma Gilead Sciences Inc" (procurem na página F. Hoffmann-La Roche Ltd, já agora a parceria com a Japan Tobacco Inc tambem é interessante) ". E quem seria na altura o presidente desta firma, e ainda hoje o seu principal accionista, ou seja, o homem que mete ao bolso os dividendos do lucro da patente? Pois bem. A vida tem destas surpresas. Nada mais nada menos do que... Donald Rumsfeld, o secretário de Estado da defesa da administração bush e sobejamente braço direito do presidente.
Agora reparem se a coincidência não parece demasiado flagrante. Num ano, um dos homens mais poderosos do planeta vende a patente de um medicamento a um grande laboratório farmacêutico. No ano seguinte, aparece uma epidemia terrível e horrorosa cujo único remédio é o medicamento vendido no ano anterior.
No minimo, não cheira bem."
Em "24Horas", 11/04/2006, escrito por Clara Pinto Correia
Se abrirem este link, iram reparar que a maior parte dos medicamentos comercializados ou em investigação são relacionados maioritariamente com o HIV/AIDS ou com Hepatites, curioso não?
Mais para terem a certeza de que isto não é mito abram mais este link que apareceu após ter feito busca de "donald" no site da dita farmacêutica.
Sem comentários:
Enviar um comentário