segunda-feira, junho 05, 2006

Calor = Salmonelose



Náusea, vômitos, dores (terríveis) abdominais, diarréia, febre e dor de cabeça. Quem já teve uma intoxicação alimentar conhece bem estes sintomas. Nesta edição , o QMCWEB apresenta o principal agente causador desta moléstia: a Salmonella Enteritis!
Salmonella
As salmonellas são bactérias membros da família Enterobacteriaceae, que são seres anaeróbicos, capazes de viver no trato intestinal. As salmonellas tem a habilidade de se ligarem a sítios receptores na superfície das células epiteliais ou, ainda, a habilidade de entrar na célula epitelial, e viver como um parasita intracelular.

A penetração e passagem da salmonella para as células epiteliais provoca um processo inflamatório do intestino; há evidências de que uma enterotoxina (substância tóxica para o trato intestinal) seja produzida, causando vômitos, diarréia, etc.
Em 1985, 16.000 pessoas foram contaminadas com salmonella, em 6 diferentes estados norte americanos. Em comum, todas estas pessoas consumiam leite e derivados de uma determinada indústria de Chicago. Esta foi a maior contaminação em massa, por salmonella, registrada pelo FDA. Os inspetores constataram que, no processo de embalagem do leite, havia uma contaminação do leite pasteurizado com o leite crú. Em outra situação, 71 pessoas que comeram em uma rede de restaurantes de Maryland foram hospitalizadas: os ovos mexidos estavam contaminados. A salmonella está presente em quase todos os alimentos: carne, ovos, leite, peixes, camarão, coco, maionese, bolos, sorvetes, gelatina, chocolate, entre outros. Esta bactéria resiste ao frio (mesmo que o alimento tenha sido congelado, ainda há salmonella!), mas morre durante o cozimento. Os alimentos crús, portanto, são os maiores focos de contaminação por salmonella. Bastam cerca de 30 células de salmonella para desencadear uma salmonellose. A doença persiste, em geral, por um período entre 2 e 4 dias. As possíveis complicações incluem a desidratação por perda excessiva de líquido e a infecção de outros órgãos, como os rins, pulmões e sistema linfático.
Tá com salmonella?
Como tratar?Paciência. Este é o primeiro remédio... A pessoa doente é um agente contaminante - cuidados devem ser tomados, para se evitar o contágio. Na maioria dos casos, não é necessário nenhum medicamento. Em alguns casos mais sérios, os médicos podem receitar fármacos antidiarréia, antibióticos contra a infecção, e soro intravenoso, para remediar a desidratação.O que fazer? Permaneça na cama - exceto nas viagens ao banheiro! Em cerca de 3 dias, a diarréia, febre e outros sintomas irão desaparecer. Mesmo na cama, exercite os músculos das pernas, para evitar a formação de coágulos. O que comer?Nos primeiros dias é melhor não comer nada - apenas uma reposição eletrolítica, como, por exemplo, Gatorade. Se você tiver fome, evite ingerir gorduras ou proteínas - estas moléculas tem processo de digestão mais difícil, exigindo mais de seu já enfraquecido estômago. Dê preferência a fibras e carboidratos (que tal arroz com alface?). Não se preocupe: poucas pessoas pensam em comida durante uma salmonellose...Como previnir?A principal arma contra a salmonella é a higiene. Carnes e ovos devem estar bem cozidos. Procure conhecer as práticas de higiene adotadas antes de comer em um determinado estabelecimento.

Sem comentários: