segunda-feira, junho 19, 2006

ora, vamos lá coçar a coisa um pouco

"ora cá estemus num intervia-lo", de quem não faz nada e que tenta sempre fazer alguma coisa, como quem diz a fazer o relatório de estágio.

um dia destes li um artigo sobre o ócio, ora se alguns sabem bem do que falo, outros já não reconhecem esta palavra, é a mesma merda que não fazer a ponta de um corno, passar os dias a coçá-los.

Olha neste artigo bastante bem redigido, pelo menos em comparação com este estava muito melhor, falava sobre o direito e dever que nós hoje em dia temos em relação ao ócio, ora vejamos do ponto de vista do artigo nós hoje em dia temos mais tempo para coçá-los do que no tempo dos nossos avos, pois estes nossos antepassados trabalhavam de sol a sol nos campos, a bater duro na terra sempre vergados e tinham máquinas rudimentares para os ajudar, nós no nosso tempo trabalhamos 8 horas e dizemos fodasssss tou bué cansado, dizemos que não temos tempo para nada, e os nossos velhotes, tinham filhos de crlh porque não havia televisão. Chegavam a casa depois de estarem vergados o dia todo, e toca a dar marmita aquela gente toda, esses sim podiam-se queixar de falta de tempo.

Mas o ócio num pais como o nosso é necessário, ora nós passamos os dias todos a dar duro sem ter tempo de levantar a cabeça, são trabalhos de intelecto e são muito menos físicos, e muito mais desgastantes intelectualmente.

Achamos porque alguém nos disse, que trabalhar era bom fazia bem, mas no nosso quotidiano vemos que não é bem assim, existem workaolics que não sabem estar sem trabalhar, talvez seja um desses por isso ñ gosto de estar parado.

Mas então se existem viciados no trabalho é bom para este país, certo?
Ora vejamos, passamos tanto tempo ofuscados com o trabalho que não conseguimos distancia dele, por isso as boas ideias só vêem quando estamos, num café com amigos, na praia ou a tomar banho, ora cá está momentos de descontracção por isso é necessário ócio, tempo livre, tempo para estarmos longe mas não desatentos.

E o q este pais precisa é de uma boa dose de ideias, uma boa dose de ócio.

O mal é q os vidrados no trabalho, acham que não tem tempo sequer para pensar que existem momentos para pura e simplesmente estarem parados.. .

Pensem nisto, faz bem parar.

1 comentário:

no way jose disse...

Concordo plenamente e fico feliz por este post ter sido postado por quem foi...sabes o que digo..passamos o caralho do dia a correr feito loucos.. não pode ser assim. Sem equilibrio tá tudo fodido. Tem de haver uma perspectiva diferente do trabalho senão...chegamos aos 40 (se lá chegarmos..) todos fodidos e o melhor da vida passou mesmo ao lado. Por isso, há que trabalhar xim xenhor mas nunca esquecer que trabalhamos para viver e não o contrário!! Temos q nos impor! Independentemente de trabalharmos para nós ou para outros, não podemos ser escravos!! Bem, deixa-me ir deitar q já é tarde e amanhã é dia de pica-boi... :)