sexta-feira, outubro 12, 2007

transgénicos

Quais são as vantagens dos transgénicos?
Eu vejo poucas vantagens. É errada a ideia de que os transgénicos vão acabar com a fome no Terceiro Mundo. Em relação aos agricultores do Primeiro Mundo, há a sugestão de que os transgénicos permitem uma maior produção e uma agricultura mais limpa de químicos, pesticidas e herbicidas. O agricultor do Primeiro Mundo vê os transgénicos como a possibilidade de uma maior produtividade e, logo, de mais lucro.
Quais são os inconvenientes dos transgénicos?
Quanto tempo tem de gravação de cassete? É que eles são tantos. Tenho a impressão que a cassete não chega. Para o consumidor, a grande desvantagem é que vai estar a comer alimentos que não foram testados. Os transgénicos são alimentos que representam uma caixa preta em termos de impacto na saúde. Não há quaisquer garantias, não há qualquer demonstração, nem sequer artigos científicos que se debrucem sobre esta questão. Portanto, nós vamos estar a comer alimentos que nunca ninguém comeu, que nunca fizeram parte da cadeia humana. As chances são como a roleta russa: pode dar certo ou errado.
Somos cobaias dos alimentos transgénicos?
Sim, sem dúvida. Mas não sou só eu a dizer. Tenho citações de altas personalidades a dizer que a população humana não é mais do que uma grande população laboratorial. Somos cobaias de uma má experiência, que não tem controlo. Nem sequer temos as coisas devidamente preparadas para dizer que pessoas foram expostas a alimentos transgénicos.
Ou seja, não há estudos para saber se alguém morreu por causa da ingestão de transgénicos...
Exactamente. Não há estudos de pré-comercialização, tal como se faz a qualquer medicamento. Mas os medicamentos são utilizados por uma fracção muito pequena da população, normalmente durante uma certa fase da sua vida. Já os transgénicos são utilizados por toda a população, durante toda a vida. Nós não sabemos sequer pegar num alimento transgénico e ver se vai causar alergias. Em termos de pré-comercialização, não há qualquer cuidado. Em termos de pós-comercialização, não há nenhum estudo que esteja a acompanhar a introdução dos transgénicos. Portanto, nós não sabemos se alguém morreu por causa dos transgénicos. Estamos a arriscar a nossa vida a troco de nada.

2 comentários:

Myttillus disse...

os trangénicos...a manipulação genética, troca de genes de especies diferentes a troco de dinheiro simplesmente....ninguem sabe os resultados a longo prazo...é muito prematuro dizer que os trangénicos são seguros...por exemplo a doença das vacas loucas, isso apareçeu porque estavamos a dar carcaças de ovelhas doentes a vacas e os prioes tranferiram-SE EM CADEIA de uma espécie cuja doença era somente das ovelhas para as vacas , e das vacas pros humanos...enfim podia citar inumeros exemplos da burrice do homem...Isto de tranformar a natureza é muito problemático , ela acaba por nos ripostar.reza a história...por isso só vejo a necessidade dos trangénicos por uma questão económica e não para alimentar o povo. Agora A QUESTÃO DO BIOETANOL E DO BIODISEL nestas areas a absorção dos cereais é uma coisa doida!!o mercado dos cereais está a disparar a uma velocidade enorme e claro neste campo os trangénicos vão sobrepor á cultura tradicional porque o homem quer sempre tudo mais rápido e sempre mais...
E digo mais daqui a uns valentes anos vamos ser nós os VERDADEIROS ETS DO UNIVERSO....ET FOR HOME


E isto fui eu

no way jose disse...

so pa bater palmas ao comentario do myttillus! bravo!