sábado, outubro 22, 2005

Como é que se transmite a gripe das aves?

As aves infectadas libertam vírus na saliva, excreções nasais e fezes e é o contacto com as excreções contaminadas que pode originar a infecção das aves saudáveis.

A maioria dos casos de gripe aviaria em humanos, no Sudoeste Asiático, ocorreu por contacto directo com aves infectadas ou superfícies contaminadas.

5. Quais os riscos de contágio para o consumidor?

Os países onde foram detectados casos de gripe aviaria de alta patogenicidade são obrigados a declarar essa ocorrência a organismos internacionais. A importação de alimentos de origem avícola desses países é proibida, não entrando em Portugal carne de aves, ou ovos, provenientes desses países. Para além disso, a autoridade veterinária nacional (DGV) tem implementado um sistema de vigilância da gripe aviaria em aves domésticas, e silváticas, de modo a dispor de um sistema de alerta antecipada caso ocorra a entrada da doença no país.

6. Quais os riscos associados aos alimentos?

A carne e ovos de aves infectadas podem estar contaminadas com vírus da gripe aviaria, sendo que nas zonas onde ocorrem surtos deve existir especial cuidado na manipulação destes alimentos. O vírus não sobrevive ao processo de cozedura normal, já que este é inactivado a temperaturas superiores a 70ºC. Neste sentido, por uma questão de precaução, e à semelhança do que se deve fazer para evitar outro tipo de doenças (ex: salmonelose), devem ser cumpridas as boas regras de manipulação e preparação de alimentos.

7. Como cozinhar aves e ovos de um modo seguro?

Porque o vírus não sobrevive a temperaturas superiores a 70ºC, a carne de aves e os ovos devem ser cozinhados de modo a que se atinja, no seu interior, no mínimo, essa temperatura.

Como verificar?

• A carne muda de cor quando é cozinhada. Observar as alterações de cor pode ser particularmente útil para verificar se está devidamente cozinhada.• Porções de aves ou salsichas: fazer um corte até ao interior e verificar que não existem regiões da carne com um tom rosado. A carne deve estar a ferver no seu interior.• Frango ou outras aves inteiras: espetar a zona mais espessa da perna com uma faca limpa até que saia o suco. Este não deve conter fragmentos avermelhados ou rosados.• Se o molho de um assado se encontra claro (sanguinolento ou rosado) é uma indicação de que não se atingiu a temperatura apropriada no seu interior.• Ovos: cozinhar até que as claras e as gemas estejam duras.• Estão disponíveis no mercado termómetros que permitem medir a temperatura no interior dos alimentos.

Sem comentários: